O que você acha da Sexta-feira 13?

Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. 
De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla - a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. 
A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo - que aconteceu numa sexta-feira. 
No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos.
Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.

 E você o que acha? Deixa seu pitaco aí!

2 comentários:

  1. Olá,amiga!!!
    Passando para visitar o seu blog!!
    Sobre a sexta-feira 13, não tenho nenhuma crendice não.Não tenho medo de gato preto, não tenha nada contra passar por debaixo de escadas,etc...Isso tudo é história do povo, passado de geração a geração.Pode até fazer parte do nosso folclore.
    Mas mesmo assim, te dou os parabéns por falar sobre esse assunto no seu blog, que é super interessante!! Abaixo vou te deixar uma mensagem para você refletir:

    Forte não é aquele que nunca vai cair, é aquele que sempre vai conseguir se levantar.

    Até os mais fortes fracassam, e os mais jovens ficam cansados. Mas o importante é nunca desistir. Essa é a essência de todas as pessoas verdadeiramente fortes.

    Ao longo da vida, muitas pessoas vão tentar te desencorajar e esgotar a tua força. Não perca tempo com elas, e procure a companhia daquelas que te dão valor por aquilo que você é e não pelas coisas que você tem. Essas pessoas serão a tua força.

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou a Ana Paula Marçal do blog Penteadeira da Ana, vi seu link no blog Agenda dos Blogs, passei aqui para conhecer o seu blog, adorei e já estou participanpando, sesejo muitas bençãos, gostaria de conhecer e participar do meu????http://penteadeiradaanapaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Voltar ao topo